Grupo de pesquisa acadêmica internacional, vinculado à ESPM - SP.

O grupo de pesquisa no Brasil está desenvolvendo, conjuntamente com a aplicação dos instrumentos do projeto internacional adaptados, o estudo de três linhas de pesquisa específicas. São elas:

 

1- Consumo Cultural Híbrido

Discussão da realidade do consumo cultural, pelas diferentes plataformas midiáticas, nas diversas experiências estéticas do consumo, como mecanismos de encontros cosmopolitas, principalmente por meio da realidade comunicacional do mercado de entretenimento e da cibercultura.

Palavras-chave: consumo cultural, plataformas midiáticas, Experiências estéticas, encontros cosmopolitas

Apresentações de artigos no Abciber e Ibercom

Projeto em desenvolvimento: aplicação de entrevistas, construção de vídeos pelos jovens brasileiros, e construção de plataforma interativa entre jovens de diferentes países (Brasil e França inicialmente)

 

2- Cultura Global

Discussão do pensamento cosmopolita nas Relações Internacionais e do consumo de informações e experiências internacionais para a formação de repertório cultural global e/ou local;

Palavras-chave: cultura global, relações internacionais, experiências internacionais

Projeto em desenvolvimento:

 

3- Marcas Globais, Estilos de vida e Cidadania

Discussão do consumo simbólico glocal, mediado principalmente pelas marcas globais, como meio de reprodução de estilos de vida cosmopolitas; nesse processo de reprodução, verifica-se a construção de postura cosmopolita dos indivíduos, relacionada à politicidade, na sua relação com o exercício da cidadania.

Palavras-chave: marcas globais, estilos de vida, consumo, cosmopolitismo

Apresentações de artigos no Enec, Comunicon e Ibercom

Projeto em desenvolvimento: aplicação de entrevistas, estudos de comunidades online, estudos internacionais (Londres, Nova Iorque, Tóquio, São Paulo, Paris)